Espaço Terapêutico

Homeopatia

A Homeopatia é uma forma de medicina natural que pode ajudar o Ser Humano com os seus desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e energéticos. Muitas vezes apresentamos sintomas, que são nada mais que uma forma do nosso organismo falar connosco sobre o que se passa no nosso interior. O normal é estarmos em equilíbrio e apresentarmos bem estar físico, mental e emocional. Se algo se passa na nossa vida que nos perturba esse equilíbrio, este é quebrado e os sintomas aparecem.

A Homeopatia tem a capacidade de voltar a reequilibrar o nosso organismo, atua no mecanismo de defesa, estimulando-o, e dando-lhe energia suficiente para combater a doença, não se limitando a suprimir os sintomas.

Cada indivíduo reage de forma diferente dependendo da sua história pessoal, do seu estilo de vida e da sua predisposição hereditária.

A Homeopatia avalia o todo que é o indivíduo, na sua componente mental, emocional, física de forma a escolher o medicamento homeopático simillimum (o mais parecido possível) para que este consiga estimular o mecanismo de defesa por forma a adquirir a energia necessária de combate aos sintomas de modo a que o indivíduo possa recuperar o seu bem estar físico, mental e emocional.

A Homeopatia funciona de uma forma segura, eficaz e rápida. Pode ser usada para casos agudos e aí a sua atuação é mais rápida, ou para casos mais crónicos podendo a recuperação ser mais demorada, dependendo do estado do nosso organismo.

A Homeopatia não tem contraindicações, não é tóxica, não interage com outros medicamentos e não apresenta efeitos secundários conhecidos, pelo que é comum afirmar que qualquer pessoa pode ser tratada com a Homeopatia. Isto inclui recém-nascidos, crianças, adultos, mulheres grávidas e lactantes, idosos e pessoas que estejam a beneficiar de tratamentos de qualquer espécie ou natureza.

A homeopatia está bastante divulgada em todos os continentes, calculando-se que é praticada em mais de 80 países, representando um número estimado em cerca de 300 milhões de pacientes. Por esse motivo, é considerada pela OMS como o segundo sistema de cuidados de saúde primários mais utilizado no mundo.

Os medicamentos homeopáticos são preparados através de tinturas mãe (TM) de substâncias vegetais, minerais ou animais. Na maioria dos casos, são utilizadas as matérias primas do reino vegetal com mais de mil espécies diferentes.

Sendo a Homeopatia uma ciência cuja prática visa estimular o próprio poder de auto-cura do organismo, resultando este processo num equilíbrio rápido, sustentado e isento de efeitos secundários, este torna-se uma área terapêutica de eleição no que respeita às crianças.

Os bebés e as crianças, pela idade que têm, não foram expostos por muito tempo a ambientes agressivos para o organismo, nem sujeitos a grandes doses medicamentosas sintéticas. Este facto faz com que a sua energia vital esteja preservada, havendo uma maior capacidade de reação aos estímulos da medicação homeopática.

A Homeopatia não suprime os sintomas mas vai estimular a capacidade de auto-cura do organismo.

A aplicação do tratamento homeopático em crianças resulta num rápido alívio dos sintomas, não constitui efeitos secundários indesejáveis, nem produz toxicidade no seu organismo.

 

“A saúde é liberdade; Liberdade da dor no corpo físico, tendo atingido um estado de bem-estar Liberdade da paixão no nível emocional, tendo como resultado um estado dinâmico de serenidade e calma; e Liberdade do egoísmo na esfera mental, tendo como resultado uma unificação total com a ‘Verdade’ “.

Definição de saúde segundo George Vithoulkas