Os seus pensamentos estão tão confusos que a sua cabeça já deu um nó? As suas emoções estão de tal forma um caos, que o seu coração parece que rebenta? O stress em que vive, a ansiedade que lhe causa insónias, os obstáculos que lhe aparecem e não consegue ultrapassar… A Escrita Terapêutica pode ajudar a resolver isso tudo!
Não tem jeito para escrever? Não precisa ter! A Escrita Terapêutica é uma técnica muito simples, usada já há muitos anos e com resultados eficazes. Qualquer pessoa pode praticá-la e através dela dedicar-se ao autoconhecimento.
O que é a escrita terapêutica?
É o ato de escrever para si e sobre si, a fim de se conhecer melhor e resolver problemas profundos ou do seu dia-a-dia. Aos poucos vai escrevendo num papel, num bloco, num caderno as palavras que lhe passam pela mente. Pode escrever sobre algo que o deixa ansioso, ou sobre um trauma do passado, ou sobre o futuro… o que quiser! Independente do que escrever, o objetivo é colocar no papel as suas emoções e, ao ter todos os pensamentos de forma visível e palpável na escrita, conseguir entender melhor e observar as situações da sua vida através de uma nova perspetiva.
Como apareceu a escrita terapêutica?
James W. Pennebaker foi o seu percursor. Psicólogo Social e professor na Universidade do Texas, Pennebaker fez um estudo que comprovou como a Escrita Terapêutica pode ser útil para ter uma mente e um corpo mais saudáveis.
A escrita terapêutica é o ato de escrever o que passa na mente de cada pessoa, sem que esta se preocupe com a gramática das frases.
Quais os objetivos da escrita terapêutica?
O principal benefício é o autoconhecimento. Quando uma pessoa coloca em palavras um pensamento ou uma emoção consegue visualizar melhor a situação. É como se estivesse a desembaraçar um novelo de lã, tirando os nós.
Através da escrita pode resolver traumas e falar sobre coisas que tem medo de falar em voz alta, o que faz com que se compreenda melhor e comece a lidar com esse problema.
Quer avançar nesta aventura? Então invista num caderno, ou personalize um que já tenha em casa e venha ter connosco…