Terapeutas e Formadores

Cristina Lopes

Cristina Lopes

Terapeuta da Fala, licenciada em Linguística e em Terapia da Fala.

Desde 2020 integra a Equipa Multidisciplinar de Intervenção em Saúde Escolar (EMISE) do Município de Ponte de Sor, desenvolvendo o seu trabalho nas escolas do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

Iniciou o seu percurso profissional como revisora de texto num jornal nacional. Após conclusão da licenciatura em Terapia da Fala, trabalhou em diversos contextos (escolas, creches, jardins de infância, IPSSs, CRI, EREB, agrupamentos de escolas, associações, domicílios, clínicas, etc.) e com diversas faixas etárias.

Tem feito intervenções numa grande variedade de patologias (perturbações da comunicação e linguagem, perturbações da articulação verbal, alterações alimentares, alterações da motricidade orofacial, gaguez, atrasos globais de desenvolvimento, perturbações do espetro do autismo, multideficiência, défices visuais, défices auditivos, dificuldades específicas de aprendizagem – dislexia/disortografia, etc.). Colabora com a Cornucópia de Talentos desde 2020 fazendo parte integrante dos seus órgãos sociais.

O seu trabalho com crianças em idades precoces centra-se numa intervenção colaborativa e focada na criança e na sua família, através da capacitação e articulação com todos os intervenientes.

Nas suas sessões por vezes faz trabalho colaborativo com um cão-terapeuta de Terapia Assistida por Animais, aumentando os resultados da sua intervenção.