Academia

A CORNUCÓPIA DE TALENTOS – Associação para a Promoção da Saúde e o Desenvolvimento Humano é uma entidade sem fins lucrativos, com uma intervenção junto das comunidades locais, dirigindo as suas actividades a todas das faixas etárias.

Academia

A Academia da Cornucópia é um espaço de aprendizagens. Um local que alia o conhecimento à sabedoria, já que além de estudar, também se pratica, se debate e se discute. Seja qual for o tema, a idade, o interesse. O desafio abrange crianças, jovens e adultos que pretendam saber mais, conhecer melhor. E para isso a Academia conta com diversos professores, monitores e facilitadores que estão dispostos a partilhar com os outros os seus saberes, as suas vivências e as suas aprendizagens.

E por quê Academia? A história da palavra remonta ao século III a.C., na Grécia, quando o filósofo Platão se reunia com pensadores que discutiam questões filosóficas num local chamado Jardins de Akademus (um herói Ateniense). O grupo passou a ser conhecido por Akademia. Com o tempo, a reunião de pessoas especializadas numa determinada área também passou a receber a mesma denominação.

ATL VERÃO 2021

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A definição da música na educação infantil passa pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança desenvolva a sua habilidade motora, aprenda a controlar os seus músculos e se mova com desenvoltura.

A utilização da música pode incentivar a participação, a cooperação e a socialização. Quando a criança ouve uma música, aprende uma canção ou participa em brincadeiras rítmicas, recebe estímulos que a despertam para o gosto musical, desenvolvendo o gosto pelo som, ritmo e movimento, o que irá promover o seu sentido estético e aumentar e melhorar a sua visão do mundo.

A PINTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A pintura é uma boa maneira de entender como as crianças veem e interagem com o mundo e com as pessoas ao seu redor. A pintura na educação infantil é uma atividade conhecida por melhorar a motricidade fina. Quando a criança faz o movimento de pinça com os dedos ao segurar o pincel, por exemplo, ela começa a desenvolver os movimentos finos e, com o passar do tempo, passar a ter um maior controle sobre eles.

Para além de ser uma brincadeira, a pintura na educação infantil é uma forma da criança se expressar. Mesmo aqueles rabiscos que, a princípio, não dizem muita coisa, podem ser significativos. Criar desenhos no papel é uma ferramenta importante para deixar as crianças mais confiantes para expressar sentimentos que não se sentem confortáveis para traduzir em palavras.